quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Um papo sobre autoestima, Facebook e Megan Fox

Hoje, enquanto estava no meu Facebook, comecei a reparar algumas imagens e posts no meu feed. Entre frases bonitinhas e colegas de rede social tentando fazer graça, acabei reparando em uma dezena de imagens com frases exaltando os famosos e até partes do corpo (nada a ver!) deles.

O surpreendente não foi o conteúdo dessas imagens e prints. Mas, sim, a presença deles. Se eu fosse fazer as contas, acredito que 90% das atualizações no Facebook têm esse tipo de conteúdo. 

Comece a reparar nos amigos e até em você. Quantas vezes já se deparou com alguém (tentando ser engraçado, é claro) dizendo que até a unha do dedo mindinho do pé da Megan Fox é mais bonito que você por completo? Agora, responda: quantas vezes você já viu o dedo mindinho do pé da Megan Fox? Quantas vezes quem escreveu aquilo já viu você?

Acontece que, infelizmente, estamos vivendo uma fase em que se sentir feio e indesejado é comum. Autoestima só existe na teoria e nos textos de revistas teen. É difícil conhecer alguém que valorize a imagem que vê no espelho e o que é por dentro. E quando isso acontece, ainda é rotulada de metida.

E onde fica todo aquele papo de se gostar para que gostem de você? Imagina que aquele cara que você é apaixonada desde a 7ª série encontra seu perfil no Facebook (ou, sei lá, Twitter) e resolve vasculhar sua vida, suas atualizações e suas fotos. Já pensou o quanto ele ia achar chato encontrar mil e uma frases de você se jogando lá embaixo? Que garoto quer ficar com uma menina que, por qualquer motivo, começa a se inferiorizar? Garotos não curtem garotas inseguras. É um tormento se relacionar com quem se coloca pra baixo a cada vez que vê uma garota que se cuida e tem confiança. 

E tem outro ponto: a Megan Fox é linda. Não nego. Consigo ver todos os pontos positivos no rosto e no corpo dela. Só que esquecem um porém, não é? Ela é uma pessoa pública. Ela ganha através da imagem que apresenta. Ela é linda, é claro. Mas é produzida. Lá existe uma mulher com maquiagem perfeita, cabelos super bem tratados e horas de academia. Que garota do mundo real tem uma vida assim?

Entendem a diferença? Autoestima está mais ligada ao que somos por dentro do que o que vemos por fora. Se não exercitamos nossa confiança, sempre vamos nos enxergar como alguém indesejável e, no ponto de vista dos outros, feia e desinteressante. E ninguém é assim. Olhe a sua volta e perceba quantas pessoas gostam de você. Sabe aquela amiga que elogia seu cabelo? Não é querer ser falsa. É sinceridade. Apenas jogue essa barreira que te impede de acreditar na sua bff e passe a tomar os elogios como uma verdade. Tenha certeza que é.

Você não é a Megan Fox e não é inferior ao dedo mindinho do pé dela. Você é melhor que isso. É única. Especial. E é isso que te torna tão linda. Apenas aceite e, na próxima vez que se olhar no espelho, veja suas qualidades. Elas são inúmeras, incontáveis. E, as vezes, invisíveis aos nossos olhos que só procuram por defeitos. Aliás... Todo mundo tem defeitos, viu? Até a Megan Fox. E eles são especiais, também, por formarem quem você é. 

Ame suas qualidades, ame seus defeitos. E, acima de tudo: ame ser o que você é.

5 comentários:

  1. eu me amo e parei de ligar pra o q as pessoas falam... amo tudo q eu tenho..antes n falaria isso ,mais agora sim! adorei o blog
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, inferiorizar-se virou "moda" e as pessoas parecem gostar de dizer que as outras são melhores que elas. Não faz sentido algum!

    meanalisaram.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Claúdio, Juliana, Priscila,Eliana.

    Acabei de chegar aos 100.000.000 de visualizações haah, e queria comemorar, conseguindo novos integrantes para minha equipe,e ter cada vez mais conteudos! Você terá uma bio na equipe e um banner na sidebar.. Ta afim? Se quiser claro. Assuntos disponiveis: Moda, beleza, cultura, design, livros, textos, resenhas, decoração. É isso, bom dia! Alias, pode me avisar la por coment no blogger? haha..

    http://ilovestarandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Comecei com o meu blog agora… Vou estar postando conteúdos frequentemente que tal uma visitinha?
    http://tortademoranngo.blogspot.com.br/
    Desde já: Thanks!

    ResponderExcluir